
Catolicismo 'desconhecido'
@Catolicismooo
Filmes indicados pelo Vaticano. 🧵 (Vlw @OaktreeIron)
A Vida e a Paixão de Jesus Cristo 1903 Um dos mais importantes e pioneiros filmes sacros que retratam a vida, a morte e a ressurreição de Jesus.
A Paixão de Joana d'Arc 1928 Último filme mudo de Carl Th. Dreyer, o filme mais fiel à história da guerreira. Todos os filmes de Dreyer, basearam-se em obras de ficção ou peças teatrais, exceto O Martírio de Joana d'Arc, que foi inspirado nos manuscritos oficiais do julgamento.
O Capelão das Galeras 1947 Biografia de São Vicente de Paula, o santo patrono dos trabalhadores sociais, que tentou manter a paz entre camponeses e nobres em plena Peste Negra, na Europa. Recebeu prêmio honorário da Academia de Artes Cinematográficas dos EUA (o Oscar), em 1949.
Francisco, Arauto de Deus 1950 O filme dramatiza uma série de doze vinhetas em que são narradas as proezas de São Francisco de Assis e seus primeiros seguidores, em seu percurso por várias cidades italianas a fim de pregar e praticar aquilo que consideram a suprema felicidade.
A Palavra 1955 A história de duas famílias religiosas, o filho de uma delas deseja se casar com a filha da outra mas por problemas religiosos o pai da moça não aceita o jovem. Enquanto isso, Inger (esposa de Mikkel) está gravida.
O irmão de Mikkel, Johannes, é taxado como louco por acreditar que é Jesus Cristo. Ben-Hur 1959 Na Judeia invadida pelos conquistadores romanos, o príncipe Ben-Hur (Charlton Heston) tenta conduzir seu povo rumo à liberdade.
Nazarin 1959 O humilde padre Nazarín, interpretado por Francisco Rabal, vive e compartilha sua pobreza com os necessitados que moram perto da pousada de Chanfa. Após proteger uma prostituta que provocou um incêndio, é obrigado a fugir da cidade.
O Evangelho Segundo São Mateus 1964 O filme segue de maneira fiel os textos de Mateus sobre todas as etapas da vida de Cristo, de seu nascimento à ressurreição. O Cristo pasoliniano, no entanto, é revolucionário, mais humano que divino, com muitos traços de doçura e que reage
com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens. Thérèse1986 A vida da pequena Santa Teresa de Lisieux, retratada em vinhetas minimalistas. Teresa e suas irmãs são freiras carmelitas em um convento. Sua devoção a Jesus e sua escolha de seguir a Deus são apresentados de forma
clara, usando uma linguagem moderna e simples. O relato de Alain Cavalier da alegria de Teresa na sua vocação é baseado em sua autobiografia espiritual "choirs, or showy miracles".
O Homem Que Não Vendeu Sua Alma 1966 Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou
Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com
a morte. Andrei Rublev 1966 A Rússia do século XV passa por um período turbulento, o povo sofre injustiças e está fragilizado pela fome. Nesse cenário, acompanhamos um pouco da vida do pintor Andrei Rublev, que mais tarde abandonaria seu ofício para dedicar-se a Deus.
Vai ter parte 2