
João Victor
@joaovf25
Como, através do Python, projetei a capacidade de abertura de lojas da Vivara e da Life. Segue o fio 🧶
No processo de valuation de uma varejista, a projeção de abertura de lojas é um ponto fundamental para que as premissas utilizadas sejam as mais realistas e prováveis, garantindo que o resultado final esteja o mais próximo possível do que pode acontecer. Porém, se a empresa não fornece um guidance, projetar a quantidade de aberturas potenciais de lojas pode ser um grande desafio. Mas será que não existe outra maneira de fazer isso sem depender da comunicação da empresa? Sim, existe!
Hoje, cerca de 99% das lojas da Vivara estão localizadas em shoppings, e não há indícios de que a empresa mudará significativamente essa estratégia para abrir uma quantidade relevante de lojas de rua. Isso sugere que, no futuro, a maioria das novas lojas continuará sendo em shoppings. Com base nisso, é possível realizar um estudo relacionado a essa tendência.
Esse estudo se resume em: Calcular a quantidade total de shoppings e subtrair o número de lojas em shoppings que a Vivara já possui. Em tese, isso resultaria na capacidade potencial de abertura de novas lojas pela varejista.
Antes de continuar, é importante dizer que, ao final da thread, colocarei o link de um vídeo onde explico em mais detalhes como este projeto foi desenvolvido. Vale muito a pena assistir. O ouro está lá!
Primeiro, coletamos as informações sobre o número de shoppings existentes no Brasil. Em seguida, é necessário obter os dados das lojas que a Vivara possui no país. Graças ao bom RI, a Vivara disponibiliza essas informações em uma planilha, o que facilita bastante o processo. Além disso, buscamos dados de PIB e população por cidade no Brasil, disponíveis no site do IBGE.
Com esses dados, utilizo o Python para realizar as análises. Ao comparar o número de shoppings existentes no Brasil com aqueles em que a Vivara ainda não possui lojas, chegamos a um total de 380 lojas potenciais que a empresa poderia abrir. No entanto, esse número é bastante elevado, e a probabilidade de a Vivara abrir lojas em todos os shoppings do Brasil é bem remota.
Para tornar a projeção mais conservadora, podemos analisar o padrão das cidades onde a Vivara já possui lojas. A mediana dessas cidades é de 50 mil reais de PIB per capita e 350 mil habitantes de população.
Aplicando esse filtro às cidades que possuem mais shoppings do que lojas da Vivara, chegamos a um potencial de 122 novas lojas. Um número muito mais realista, na minha visão. Nos últimos dois anos, a varejista tem aberto cerca de 14 lojas por ano. No entanto, acredito que esse ritmo possa diminuir um pouco no futuro. Se abrirem de 6 a 10 lojas por ano, levariam de 12 a 20 anos para atingir o potencial total. Caso mantenham o ritmo atual, o prazo seria reduzido para cerca de 9 anos.
E a Life? Com base nos dados do 2T24, que foram utilizados neste estudo, ela teria uma capacidade potencial de abrir 243 lojas. A lógica utilizada foi a mesma aplicada à Vivara, mas com ajustes na mediana: cidades com população ≥ 200 mil habitantes e PIB per capita ≥ 47 mil reais.
Este estudo serve para fornecer uma base fundamentada sobre o potencial de abertura de lojas. O foco aqui foi nos shoppings, que representam as principais aberturas tanto da Vivara quanto da Life. No entanto, novos shoppings serão inaugurados nos próximos anos, e outros fatores, como a abertura de lojas de rua e a expansão internacional, podem aumentar esse número. Além disso, nada impede que a Vivara abra lojas em cidades com uma população ou PIB per capita inferiores aos critérios estabelecidos neste estudo.
O objetivo desta thread é compartilhar este estudo e o conhecimento que acredito ser útil para muitos investidores e analistas que acompanham o papel. Para quem quiser mais detalhes sobre como este estudo foi realizado, confira o vídeo no YouTube: https://youtu.be/6OcXD02NJmI Se gostou, não se esqueça de deixar um RT e um like!