Profile picture of João Victor

João Victor

@joaovf25

Published: January 1, 2025
7
10
181
1/13
10:34 PM

Como, através do Python, projetei a capacidade de abertura de lojas da Vivara e da Life. Segue o fio 🧶

Image in tweet by João Victor
2/13Continued
10:34 PM

No processo de valuation de uma varejista, a projeção de abertura de lojas é um ponto fundamental para que as premissas utilizadas sejam as mais realistas e prováveis, garantindo que o resultado final esteja o mais próximo possível do que pode acontecer. Porém, se a empresa não fornece um guidance, projetar a quantidade de aberturas potenciais de lojas pode ser um grande desafio. Mas será que não existe outra maneira de fazer isso sem depender da comunicação da empresa? Sim, existe!

3/13Continued
10:34 PM

Hoje, cerca de 99% das lojas da Vivara estão localizadas em shoppings, e não há indícios de que a empresa mudará significativamente essa estratégia para abrir uma quantidade relevante de lojas de rua. Isso sugere que, no futuro, a maioria das novas lojas continuará sendo em shoppings. Com base nisso, é possível realizar um estudo relacionado a essa tendência.

4/13Continued
10:34 PM

Esse estudo se resume em: Calcular a quantidade total de shoppings e subtrair o número de lojas em shoppings que a Vivara já possui. Em tese, isso resultaria na capacidade potencial de abertura de novas lojas pela varejista.

5/13Continued
10:34 PM

Antes de continuar, é importante dizer que, ao final da thread, colocarei o link de um vídeo onde explico em mais detalhes como este projeto foi desenvolvido. Vale muito a pena assistir. O ouro está lá!

6/13Continued
10:34 PM

Primeiro, coletamos as informações sobre o número de shoppings existentes no Brasil. Em seguida, é necessário obter os dados das lojas que a Vivara possui no país. Graças ao bom RI, a Vivara disponibiliza essas informações em uma planilha, o que facilita bastante o processo. Além disso, buscamos dados de PIB e população por cidade no Brasil, disponíveis no site do IBGE.

7/13Continued
10:34 PM

Com esses dados, utilizo o Python para realizar as análises. Ao comparar o número de shoppings existentes no Brasil com aqueles em que a Vivara ainda não possui lojas, chegamos a um total de 380 lojas potenciais que a empresa poderia abrir. No entanto, esse número é bastante elevado, e a probabilidade de a Vivara abrir lojas em todos os shoppings do Brasil é bem remota.

8/13Continued
10:34 PM

Para tornar a projeção mais conservadora, podemos analisar o padrão das cidades onde a Vivara já possui lojas. A mediana dessas cidades é de 50 mil reais de PIB per capita e 350 mil habitantes de população.

9/13Continued
10:34 PM

Aplicando esse filtro às cidades que possuem mais shoppings do que lojas da Vivara, chegamos a um potencial de 122 novas lojas. Um número muito mais realista, na minha visão. Nos últimos dois anos, a varejista tem aberto cerca de 14 lojas por ano. No entanto, acredito que esse ritmo possa diminuir um pouco no futuro. Se abrirem de 6 a 10 lojas por ano, levariam de 12 a 20 anos para atingir o potencial total. Caso mantenham o ritmo atual, o prazo seria reduzido para cerca de 9 anos.

10/13Continued
10:34 PM

E a Life? Com base nos dados do 2T24, que foram utilizados neste estudo, ela teria uma capacidade potencial de abrir 243 lojas. A lógica utilizada foi a mesma aplicada à Vivara, mas com ajustes na mediana: cidades com população ≥ 200 mil habitantes e PIB per capita ≥ 47 mil reais.

11/13Continued
10:34 PM

Este estudo serve para fornecer uma base fundamentada sobre o potencial de abertura de lojas. O foco aqui foi nos shoppings, que representam as principais aberturas tanto da Vivara quanto da Life. No entanto, novos shoppings serão inaugurados nos próximos anos, e outros fatores, como a abertura de lojas de rua e a expansão internacional, podem aumentar esse número. Além disso, nada impede que a Vivara abra lojas em cidades com uma população ou PIB per capita inferiores aos critérios estabelecidos neste estudo.

12/13Continued
10:34 PM

O objetivo desta thread é compartilhar este estudo e o conhecimento que acredito ser útil para muitos investidores e analistas que acompanham o papel. Para quem quiser mais detalhes sobre como este estudo foi realizado, confira o vídeo no YouTube: https://youtu.be/6OcXD02NJmI Se gostou, não se esqueça de deixar um RT e um like!

13/13Continued
10:34 PM

Share this thread

Read on Twitter

View original thread

Navigate thread

1/13