
Spritz
@iamspritz
Por que o Zuck largou mão das narrativas do establishment político antes "democrata"? E decidiu virar "based"? É só show, teatro, ou tem mais dinâmicas tomando forma? Nesse fio, vamos explorar como o que observamos também é um choque entre gerações, e uma nova elite surgindo.
Para quem não sabe, Mark esteve no show do Joe Rogan recentemente, em uma vibe totalmente diferente, como um homem finalmente livre para falar. E até partindo para cima da Apple, e como ela não vem inventando nada de novo nos últimos. E é isso que vamos analisar. Vai um pouco de contexto... A Apple pega 30% de TODA transação que rola na App Store. Quer vender uma assinatura de 100 reais? A Apple leva 30 reais. Mas isso vai além da grana. Tem uma jogada por de trás disso...
"Para ser honesto eu nem tenho mais certeza se eles realmente estão vendendo mais iPhones ano após ano a esta altura. Pelo contrário, acredito que as vendas na verdade podem estar caindo", revelou Zuckerberg. Mas ainda assim, os lucros da Apple continuam crescendo. Como? Através da estratégia de sistema fechado deles. Aqui é que fica interessante:
A Apple sempre se protegeu com argumentos de politica de "privacidade" e "segurança." Pega os AirPods, por exemplo: Eles funcionam perfeitamente com iPhones porque a Apple criou um protocolo de conexão especial. Mas quando outras empresas pedem para usar esse protocolo? A Apple recusa. A desculpa deles? O de sempre: "isso violaria a nossas politicas de privacidade."
Zuckerberg revelou também algo bem interessante: A Meta pediu para usar o protocolo da Apple para os óculos inteligentes Ray-Ban. A resposta da Apple? Eles alegaram que o protocolo não era seguro o suficiente para terceiros. "É inseguro porque vocês não construíram nenhum mecanismo de segurança real nele né?", enfatizou Mark.
A parte chave da estratégia da Apple? O iMessage. A dinâmica de "bolha quadrada vs. bolha redonda" criou uma enorme pressão social, especialmente entre os usuários mais jovens. O que não reflete apenas uma preferência natural do usuário - mas manufaturada, proposital:
"Eles fazem toda essa coisa de bola quadrada vs bola redonda", explicou Mark. Para os jovens, basicamente implica em fazer eles se sentirem coagidos; se você não tem uma bola quadrada, você não é legal. O resultado? Um poderoso efeito de bloqueio social que mantém os usuários presos dentro do sistema da Apple. Mas tem mais nessa história:
Zuckerberg também fez as contas: "Acho que a gente faz sei lá, tipo o dobro do lucro" se não for contar as regras da Apple. Note que estamos falando da Meta. Pense em todos os pequenos desenvolvedores que nem conseguem começar seus negócios por causa da taxa de 30% da Apple.
Os efeitos colaterais disso são óbvios: Startups enfrentando barreiras de entrada mais altas A competição - e logo a oferta - se torna escassa Custos de desenvolvimento aumentam Usuários têm que pagar mais por produtos O posicionamento da Apple?
Eles constantemente se repetem em suas "preocupações" com privacidade e segurança. Mas Zuckerberg argumenta que essas são apenas desculpas usadas como justificativa para decisões de negócios, que por outro lado também refletem em decisões políticas. O objetivo? Criar um sistema que seja difícil para as pessoas saírem. Aqui está o quão fundo vai isso:
A Apple construiu um sistema fechado de: • Fotos sincronizadas com o iCloud • Integração de calendário • Conversas no iMessage • Compras de apps • Compartilhamento familiar Com cada um dos recursos aumentando ainda mais os custos para a mudança de plataforma. Mas tem mais:
A estratégia da Apple, de fato, vem funcionando nos últimos anos: Uma grande porcentagem de jovens americanos hoje usam iPhones. Mas não é apenas pela tecnologia ou pelos recursos — e sim pelo sistema coercitivo que a Apple construiu. O que também revela algo importante...
O foco da Apple saiu de inovação em nível de produto para o desenvolvimento de um sistema fechado. Lançamentos mais marcantes incluem: Watch (conectado ao iPhone) Pods (otimizados para iPhone) Vision Pro (headset de $3.500) A estratégia deles continua a mesma.
"Bem, se você não inovar, nem fizer seu trabalho em se adaptar ao mercado, por digamos, 10 anos, eventualmente alguém vai te superar", explicou Zuckerberg. A indústria de tecnologia é muito dinâmica para qualquer empresa sentar e descansar sobre pretensos louros da vitória. E aqui está o lado bom...
Agora, graças a canais como Joe Rogan Experience, personalidades chave de empresas - como o próprio "Zuck" - conseguem expressar a realidade de como funciona a indústria em um palco global, para um público que em poucos anos será a maioria no mercado de trabalho e no eleitorado. Aumentando a conscientização social e participação cívica nas camadas de base, promovendo mudanças de baixo para cima. Podemos notar isso também com: - Elon tuitando várias vezes por dia. - Paul Graham compartilhando regularmente seus pensamentos. - Donald Trump ganhando a eleição com grande contribuição de suas participações em podcasts. Isso é o futuro, influência construída junto às pessoas em plataformas abertas, não através de lobby político em gabinetes fechados.
Não se enganem em achar que isso é só sobre a Apple. O que o "Zuck" está realmente falando por entre linhas, e ainda de forma tímida - entendo o porquê, Roma não foi construída em um dia - é que corporações americanas vinham se colocando em uma posição preguiçosa e usando a burocracia, chancelada pelo Estado, junto ao establishment político que se consolidou junto a elas, para frear o crescimento do resto da indústria emergente. Lembrem-se, mesmo comparado ao Elon, Mark é jovem, da geração millennial, um dos primeiros dessa geração a ocupar uma posição na sociedade com influência suficiente para fazer frente aos Baby Boomers. Dinheiro novo vs. dinheiro velho. Velhos comportamentos vs novos comportamentos.
Créditos: conteúdo traduzido, adaptado e legendado do fio original de @timjcarden, considerem segui-lo para ter acesso ao que ele produz em primeira mão. https://x.com/timjcarden/statu...
@timjcarden Bônus: Agora entendi o surto do "Economista Sincero" em falar do iPhone DO NADA.
@timjcarden Já que bombou o fio, aproveitem e sigam a página oficial do nosso protocolo em redes descentralizadas: @tftcxyz. Neste mês ainda começaremos Spaces abertos trazendo líderes e empreendedores da indústria blockchain e em tecnologias emergentes. https://x.com/tftcxyz/status/1...