Published: January 21, 2025
262
980
6.0k

Eu sou a trabalhadora com uma filha de nove meses despedida pelo Bloco de Esquerda em 2022. Fui despedida por telefone enquanto estava a trabalhar na sede nacional. A trabalhadora com um bebé de 2 meses estava em licença de maternidade.

A peça da Sábado tem alguns erros: não fomos substituídas pela namorada de nenhum dirigente. Nas últimas duas semanas fomos contactadas pela CNN Portugal, Expresso e Sábado. Não falámos agora nem há três anos.

Das 6 pessoas da equipa de redes ficaram 3. Decidiram extinguir os postos de trabalho de um homem, uma mulher a amamentar a filha de 9 meses e uma mulher em licença de maternidade com um filho de 2 meses. Ficaram um homem e 2 mulheres sem filhos, com toda a disponibilidade.

As recém mães não podem viajar, não trabalham 60h semana, não apagam fogos às 23h ou ao domingo, não respondem de imediato às mensagens e emails. as recém mães têm limitações e é por isso que existem leis que as protegem. leis que o bloco de esquerda defende.

Porque uma estava em licença de maternidade e para mim n havia parecer da CITE, foi-nos proposto um falso contrato de trabalho a termo a vigorar até ao fim de 2022. Arrependo-me até hoje, mas a verdade é q assinei qndo queria ir para tribunal de trabalho. Também eu fui hipócrita

Todo o processo de despedimento coletivo foi mal gerido, não apenas o nosso. Vários trabalhadores sairam sem o respeito que mereciam. Das feministas do Bloco não ouvi uma palavra de solidariedade. Em 15 anos de partido foram cinco os militantes que falaram comigo em privado.

Rejeitei falar à imprensa mas falo agora porque noto o silêncio à esquerda e o silêncio das mulheres. Sei que o Bloco pede a partilha do comunicado em grupos de Whatsapp e as suas militantes feministas fazem-no. Não aguento a lógica q põe o partido à frente dos nossos valores

À esquerda muitos acham que o trabalho político tem características diferentes do trabalho para empresas. O trabalho para a mudança social não é o mesmo que aquele que visa o lucro. Eu concordo com isso. Por isso fiz trabalhos quando estava de baixa de gravidez de risco, por isso

trabalhei a partir do telemóvel enquanto amamentava a minha filha na cama para a adormecer. Não considero que essa lógica se aplique à precariedade e vulnerabilidade que a gravidez e amamentação trazem a uma mulher trabalhadora. Eu era uma trabalhadora a amamentar. Sou cuidadora.

as notícias têm por base uma denúncia anónima que refere um caso que eu própria desconhecia. nestes 3 anos temi o aproveitamento pela direita e extrema direita deste caso. mas a responsabilidade pela decisão e erros políticos não é minha, é dos dirigentes do partido.

espero que ao contrário de 2022, agora se fale sobre este assunto nos corredores do palmeiras. espero que as feministas falem criticamente sobre isto além de dizerem "ao menos elas receberam dinheiro". que o dirigente que disse que nós "não construímos o partido" assuma a decisão

Eu não acredito que continuam. O que eu disse no meu tweet foi que decidiram acabar com os nossos postos de trabalho e decidiram manter os de duas pessoas sem filhos. Não vou estar a esmiuçar currículos nem contratos pois nada tenho contra as pessoas em causa.

Manquem-se. E obrigada por divulgarem a minha identidade à imprensa quando sabiam muito bem que não a revelava aqui no Twitter, garantindo que esta seria publicada. E pensar que até há pouco estava arrependida de ter publicado isto.

esclarecimento face às notícias de hoje, na única coisa que posso dizer em minha defesa: em momento algum usufruí de subsídio de desemprego, tenho provas que estive o tempo todo à procura de trabalho e infelizmente só consegui iniciar um na última semana de 2022.

@pasmaceira Estou super surpreendido. Elas parecem tão boas pessoas 😂

@pasmaceira Que horror deixarem uma mãe sem emprego numa altura de tanta vulnerabilidade. Lamento imenso.

@pasmaceira É sempre a mesma desculpa… Mas porque raio é que a direita não se deveria aproveitar da merda que a esquerda faz? É a mesma coisa que “ocultar crimes de imigrantes para a direita não se aproveitar”! Está tudo maluco? Até parece qu bos crimes da esquerda devem ser perdoados em

Image in tweet by érica, secretária geral da curraleira

@pasmaceira Um abraço, Érica. Não podia, em boa consciência, deixar de dizer que acho que o Bloco agiu mal para convosco e que vos deve um pedido de desculpas, independentemente da necessidade dos despedimentos e da legalidade dos mesmos. Há formas de fazer bem as coisas, não foi o caso.

@pasmaceira Isto é tudo o que não pode acontecer, existem gabinetes de Recursos humanos para alguma coisa Ainda está a tempo de processar o Partido pelo que lhe fez passar

@pasmaceira Como te disse na altura, sinto muito que tenhas passado por isto. Poucas situações magoam tanto como uma desilusão causada por alguém (pessoa, partido, instituição, etc) de quem gostamos, confiamos e por quem lutamos.

@pasmaceira Marx estava certo 💪

@pasmaceira Érica. que esta experiência te tenha dado ainda mais resiliência e que agora estejas num lugar onde o teu bem-estar e os teus direitos sejam verdadeiramente respeitados.

@pasmaceira As feministas do bloco onde andam? Lésbicas empoderadas não foram capazes de defender estas mulheres? O bloco de esterco é o maior esgoto político a céu aberto de Portugal

@pasmaceira Érica, a ser verdade o que dizes lamento imenso e espero que tenhas aprendido a lição, nunca mais trabalhes para comunistas desgraçados, essa gentalha não presta.

@pasmaceira Hipocritas, sem valores e demagogos. Ninguém esperava 🙄 Boa sorte

@pasmaceira será que abriste os olhos ou continuas de oculos de sol? voces so engordam o fabian, catarinas e mortaguas

@pasmaceira Espero que esta experiência te tenha aberto os olhinhos para a proxima vez que te entregarem o megafone e te pedirem para gritar pelos direitos das mulheres.

@pasmaceira É mentira @ffigueiredo14? @JoanaMortagua @MRMortagua Está aqui uma oportunidade de para n sobressaltar a avó q está muito preocupada com a hipocrisia do @BlocoDeEsquerda ? @catarina_mart foste tu q despediste? Agora pensa @AnaMartinsGomes PS: a piscina já foi domolida?

@pasmaceira Obrigada pela thread. Lamento muito que tenhas/tenham passado por isso e gostava muito de ouvir/ler @mmatias_ e @catarina_mart sobre isto :(

@pasmaceira Parabéns pela coragem de vir desmentir, com factos, o "desmentido" do BE. Sociedade Mortagua e Martins a enterrar-se cada vez mais. Vá meninas a extinção está á distancia das próximas eleições.

@pasmaceira Não basta defendermos ideias temos que ser os primeiros a pô las em prática. Força

@pasmaceira Como comentas estes esclarecimentos?

Image in tweet by érica, secretária geral da curraleira

@pasmaceira Obrigado por partilhar a sua versão. Valoriza muito o debate. Desejo-lhe o melhor para a sua vida.

@pasmaceira Um abraço. Como votante do BE a situação que descreves causa-me muita indignação. Espero que estejas bem.

@pasmaceira Parabéns pela coragem de falares sobre isto. Acho que na verdade é algo que todos vamos sabendo mas que é um assunto não falado abertamente com medo dos aproveitamentos, morremos de medo dos aproveitamentos e ao mesmo tempo vamos sendo calcadas por quem nos deveria defender.

@pasmaceira Lamento tudo que passaste, Érica. Espero que estejas num lugar melhor, onde és verdadeiramente valorizada e onde consigas alcançar tudo que desejas para ti e para a tua família.

@pasmaceira @MRMortagua e os seus telhados de vidro. Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço. Sinto muito pela pessima forma como foram tratadas estas trabalhadoras. Ser mãe nunca devia ser punido.

Share this thread

Read on Twitter

View original thread

Navigate thread

1/37