Desde a divulgação do comunicado interno do Bloco de Esquerda que tenho recebido mensagens de militantes do partido.
Dos ex camaradas que eram meus amigos ou conhecidos muito próximos, o silêncio é esmagador. Tanto na altura como agora optam por não me dirigir uma palavra em privado.
Depois outros ex camaradas há que optam por me enviar mensagens lembrando que devia estar calada por ter saído com dinheiro.
Por mais que explique que o argumento foi sempre os critérios da escolha entre nós e as duas pessoas que ficaram, com base em experiência, antiguidade e resultados, não ouvem.
Desde o primeiro dia que expliquei ao Secretariado que, face à necessidade de despedimentos, fosse eu e um dos que ficaram, mas nunca a outra mulher. Que nos tenham mandado embora as duas não tem justificação nenhuma.
Mas sabem que nós nunca iremos dar esses detalhes em público por respeito aos envolvidos. Digo e repito: nada tenho contra eles.
por isso podem limitar-se a dizer que “as trabalhadoras não foram selecionadas entre os seus pares”. Mas os dirigente sabem que os critérios não foram técnicos. Sabem que mentem. E sabem que nós não iremos falar mal em público das pessoas que mantiveram os postos de trabalho.
Outros ex camaradas há que optam simplesmente pela difamação. Já expliquei que não falei à comunicação social. Andei para trás e para a frente com essa ideia durante duas semanas e no final nunca tive coragem de o fazer, nem de forma anónima. Já o disse e é verdade.
(o momento em que contei à minha terapeuta que me tinha chibado no Twitter depois de ter dito que não falaria à imprensa está no top 37 de momentos mais embaraçosos da minha vida)
Só falei em público porque vi pessoas que acompanharam a situação e conhecem os critérios de despedimento a partilhar um comunicado falso. Vi uma dirigente a fazer piadas. Passei-me e escrevi. Arrependi-me. E depois deixei de estar arrependida.
Ainda assim, bloquistas chamam-me traidora. Perguntam quanto me pagaram. Sou falsa. Porca. Mesquinha. Vitimazinha. Carreirista. Queria ser política profissional. Queria encher o bolso quando o partido não tinha dinheiro. Garantir o meu quando todos fizeram esforços.
O rol de ofensas estende-se, estas são as que chegaram até mim.
Não sou ingénua, despedimentos como este terão acontecido em todos os partidos com muitos trabalhadores. Mas o Bloco de facto dizia-se diferente, tinha uma postura e bandeiras políticas diferentes. E os dirigentes sabem que eu não contei tudo.
É uma situação lixada porque muita gente minha conhecida concorda que na hora do aperto faz sentido demitir pessoas com menos disponibilidade para trabalho político. Tem-me sido dito isto. Está a ser difícil perceber que é esta a mentalidade de muitos ex camaradas e companheiros
A única coisa que eu queria era que existissem consequências políticas para os responsáveis por estas decisões e um pedido de desculpas, um SMS que fosse. Nunca aconteceu nem irá acontecer. A maioria virava-me a cara ao ver-me na rua, agora deverão mudar de passeio.
O Bloco será incomodado com comentários sobre isto como é com o caso Robles (uma incoerência individual, esta é mesmo da direção do partido) e fica o assunto por aí. Eu tive a minha identidade exposta contra a minha vontade. Não é uma situação igual.
Sei que sou um disco riscado, não falo de outra coisa. Mas assim continuarei enquanto passar os dias a calmantes e receber ofensas de pessoas do meu espaço político.
Sou espalhafatosa na internet, mas sabem que sou tímida em pessoa e nunca quis exposição de tipo algum. Falar em público, dar a cara, aparecer no que seja, tudo isso me custa. Divulgarem o meu nome era a pior coisa que podiam ter feito.
@pasmaceira @jmedeiros71 E a menina secretária ainda vota nesse partido? É só para saber se me solidarizo consigo ou não…
@JosDiogoHortaO1 @jmedeiros71 Essa pergunta é tão tosca que ando a ignorá-la desde o primeiro dia. É óbvio que já não.
@pasmaceira No @PQuintoPortugal adoramos grávidas😘
@pasmaceira Quando li as primeiras palavras que escreveu pensei que lhe dirigissem palavras de apoio e de indignação pelo sucedido. Pelos vistos, não. O que só demonstra a hipocrisia que muitos apontam ao BE.
@pasmaceira Erica, espero que denuncies a tua situação laboral no tribunal do trabalho e que mesmo que mantenhas as tuas convicções políticas, que te mantenhas fiel a elas e percebas que os partidos nem sempre as defendem…defendem se a si próprios
@pasmaceira Não conheço a Érica. Desprezo o BE e o que representam. Mas admiro a Érica pela coragem que está a demonstrar em face de injustiça e hipocrisia. Com isso esclarecido, deixo votos que se componha rápido e consiga encontrar a paz e resiliência que precisa, encare isto como
@pasmaceira Toda a gente (em particular se dono de uma PME) entende q às vezes há q despedir (inclusivé mães a amamentar). O que não gostamos é da hipocrisia de esquerda q insulta se um pequeno empregador faz isso... para depois fazer o mesmo em segredo.
@pasmaceira O único problema do bloco de esquerda é existir
@pasmaceira É sempre assim. Remember Zita. E tantos outros. A esquerda radical funciona dessa forma.
@pasmaceira Guarda essas mensagens e vamos pôr essa gente a responder em tribunal. Isso é crime continuado, despedimento ilícito e perseguição e difamação posterior.
@pasmaceira Érica, não te conheço de lado nenhum. Conheci a tua história aqui no X e fiquei chocado. Mando-te um forte abraço de apoio e um grande obrigado por expores os falsos do BE. Não te deixes intimidar!
@pasmaceira Entenda por favor que as pessoas são mesmo (quase) todas iguais. Na sua hipocrisia , oportunismo, dualidade de critérios entre “nós “ e “eles”. Não conheço a sua identidade mas provavelmente é jovem , pelo menos comparada comigo , e a vida vai mostrar-lhe que o facto de outros
@pasmaceira Ao ver a mini série Chernobyl, na parte de esconder o desastre, faziam ilusão ao "fazemos de tudo para não descredibilizar o partido". Os ideiais são os mesmos desde o tempo da URSS. Estão completamente a borrifar para o povo e as suas causas sociais.
@pasmaceira De solidariedade e não ameaças, espero 🥸
@pasmaceira O partido sobrepõem-se aos valores morais e éticos. Muito bem! Assim é o @BlocoDeEsquerda
@pasmaceira Folgo saber que já não está a receber centenas de notificações de direita.
@pasmaceira Não voltarei a votar no BE. Não tanto pelo que fizeram, toda a gente pode errar, mas pela forma com estão agora a lidar com a situação e, sobretudo, contigo. Eu avalio muito mais as pessoas pela forma com tentam reparar os erros, do que pelos erros per se.