algumas pessoas tiveram interesse em saber como foi o processo de entrevista pro time de engenharia no TikTok em Singapura 🇸🇬, entao queria compartilhar o meu perfil de carreira, quais foram as etapas, como eu me preparei e tbm aproveitar pra dar algumas dicas thread... 🧵
!!! DISCLAIMER !!! - o processo, perguntas e skills necessarias podem variar dependendo do time e posição que vc se aplica - procurem sobre o processo na internet (glassdoor, nodeflair, medium etc) as pessoas sempre compartilham as perguntas pra se preparar - tenha paciencia
sobre a minha carreira e skills 1/3: - trabalho com desenvolvimento iOS desde 2018 - ja trabalhei em empresas como iFood, Santander, Itaú, Serasa - passei 1 ano me aplicando em vagas remotas nos EUA e Europa pra melhorar meu ingles, tomei uns muitos NÃOs e tomei ghost
sobre a minha carreira e skills 2/3: - dps de conseguir uma vaga em ingles e ficar confortavel em me comunicar, passei mais 1 ano pra conseguir uma vaga com realocaçao - me mudei pra singapura em 2023 pq passei em uma vaga que patrocinava visto e realocaçao
sobre a minha carreira e skills 3/3: - ja em sg, passei 2024 me aplicando pra mais empresas e fiz algumas entrevistas (OKX, ExpressVPN, Dyson). Algumas falhei no inicio, outras falhei no final eu SEMPRE faço entrevistas pra poder me comparar ao nível de mercado e praticar
sobre processos de entrevista num geral 1/2: n espere passar na primeira vaga que voce se aplicar, isso só vai te frustrar. Aprenda sobre a empresa, o produto principal, as tecnologias e ESTUDE PRA PASSAR NO PROCESSO DE ENTREVISTA
sobre processos de entrevista num geral 2/2: recrutadores gostam de gente que se prepara. entao se prepare pra perguntas tecnicas, não tecnicas, sobre background, comportamentais, de liderança etc tenha o seu pitch preparado e de preferencia usando o padrao S.T.A.R
o que eu faço no tiktok? atualmente trabalho no time Mobile Infra & Arch, responsavel por prover soluções, SDKs, documentação e consultoria que agilizam o desenvolvimento do business por times de feature e pela qualidade e saúde do código de toda a codebase do app tiktok
como foi meu processo de entrevista: me apliquei pelo site e me chamaram por email 1 ano depois, participei de 5 etapas: 1. DSA + iOS Foundation 2. DSA de novo + Modularização + iOS 3. Team Manager (System Design + Situational) 4. Hiring Manager (Situational + Background) 5. HR
1a etapa: Data Structure & Algorithms + iOS Foundation - exercicio de algoritmo relacionado a Binary Tree (DFS, BFS) - perguntas sobre iOS (exemplos: como construir uma "tableview" do zero usando a scroll view, como funciona a UIResponder chain)
2a etapa: mais DSA, modularização e iOS - exercicios de string e algoritmos que implementam SwiftUI + Combine - pequeno system design e discussão sobre como modularizar em larga escala (build system, toolchain, cache, DI) - perguntas de Obj-C, dynamic dispatch, threads
3a etapa: Team Manager - system design da arquitetura de um sdk de download de video (principais metodos, interfaces e reusabilidade em larga escala) - perguntas situacionais (conflito entre times, deadlines) - perguntas de background (meus achievements)
4a etapa: Hiring Manager - mais perguntas tecnicas (como funciona as layers do git, como hash table funciona, hash collisions etc) - mais perguntas situacionais e background
5a etapa: HR gociação essa etapa não significa que voce passou na vaga. voces vao discutir data de inicio, salario, beneficios e eles vão comparar tudo isso com outros candidatos do processo saiba explicar o MOTIVO da sua pretensão salarial
o processo demorou 1 mês e eles me deram feedback horas depois ou no maximo dia seguinte. Foi um processo absurdo de rápido e o rh me ajudou em tudo.
pra finalizar, algumas dicas!!! 1. aprendam a perguntar detalhes sobre as proximas etapas 2. seja bom em se comunicar, não só em codar 3. estudem pra passar na entrevista 4. a parte mais dificil é ser chamado pro processo, pesquisem sobre ATS e otimizaçao de curriculo