Profile picture of Igor 🪓

Igor 🪓

@Kwieser00

Published: February 21, 2025
13
32
532

Insight do dia: Quanto mais inteligente um aluno é na escola/faculdade, mais inapto para a inteligência social ele se torna. Deixe-me explicar. Quando você era uma criança, "inteligente" era simples. Significava memorizar capitais de estados, gabaritar testes de ortografia...

regurgitar tabuadas de multiplicação. O sistema recompensava você por seguir regras, colorir dentro das linhas e dar aos adultos exatamente o que eles queriam ouvir. Você era uma foca treinada batendo palmas quando comandada, e eles jogavam peixes para você...

"Uau, ele é tão avançado para a idade!" Mas aqui está o problema: a verdadeira inteligência não tem a ver com obediência, tem a ver com rebelião. -quebrar regras -pensar/fazer diferente -questionar -debater -indagar -combater ...

Quanto mais velho você fica, mais a vida exige que você pense por si mesmo, questione suposições e invente respostas para problemas que ainda nem têm respostas. Mas, em vez de lhe ensinar como fazer isso, o mundo continua empurrando você de volta para as mesmas gaiolas:...

testes padronizados, KPIs corporativos, listas de verificação sociais para "sucesso". Você é punido por sua curiosidade e questionamentos, criticado por experimentar e induzido a acreditar que seu valor está vinculado a quão bem você imita o rebanho...

Então o que deu errado? 1. Na minha opinião, muitas pessoas trocam sistemas por objetivos. Quando criança, você tinha um sistema: -Aprenda. -Explore. -Pergunte por quê. Mas a vida adulta o convenceu a ficar obcecado por metas, promoções, títulos, contas de poupança...

e a abandonar os hábitos diários que faziam você se sentir vivo. Você parou de ler por diversão. Parou de criar "só porque sim". Parou de perseguir suas metas, e buscar aprovação. E sem um sistema, as metas são apenas lápides para o seu potencial...

2. Muitas pessoas aprenderam a atuar, não a aprender. A escola lhe ensinou a repetir, não a compreender. A priorizar notas em vez de crescimento. E agora, como adulto, você ainda está preso nessa mentalidade: ...

perseguindo prazos, lutando por validação externa, tratando o conhecimento como um ponto de bala para explorar. Mas sabedoria não é uma transação. É uma queima lenta. É a humildade de dizer "não sei" e a coragem de cavar de qualquer maneira. ...

3. A maioria deixa sua identidade se calcificar. Crianças são fluidas. Um dia são astronautas, no outro jogador/bailarina, no outros são poetas. Mas em algum momento do caminho, você decidiu que "inteligente" era uma característica fixa. não uma habilidade a ser cultivada...

Você começou a evitar riscos para proteger seu ego. Você trocou "Estou descobrindo isso" por "Eu já deveria saber disso". E no segundo em que fez isso, você se sentenciou à estagnação. ...

Aqui estão as boas notícias: você não é burro. Você está lobotomizado. A curiosidade que fazia você se sentir vivo quando criança não desapareceu. Ela está enterrada sob camadas de medo, enferrujada pela necessidade de estar "certo", de estar seguro, de ser aprovado...

pela sociedade. Seu trabalho não é "ficar inteligente" novamente. É ressuscitar a versão de você que não se importava com a "inteligência" da pílula do MEC, mas apenas com a descoberta faminta e implacável. ...

Comece pequeno. Leia algo sem "propósito". Faça uma pergunta que o envergonhe. Crie cara de pau. Fracasse mais vezes, saia da zona de conforto. O mundo precisa de pensadores, de quebradores de linhas/regras, não apenas de conhecedores/bonzinhos. ...

E isso começa no momento em que você para de tentar buscar aprovação alheia, em querer provar algo para alguém, e querer ser reconhecido como "inteligente" e começa a ser um estudante novamente. https://x.com/Kwieser00/status... vlw.

Share this thread

Read on Twitter

View original thread

Navigate thread

1/15