Alexandre Vasconcellos
@amvasconcellos
SAF do Flu - Parta do "NÃO" a priori. Se os fatos, qd apresentados, te convencerem, mude seu voto. O meu genial amigo @EmilianoTolivia definiu mt bem ontem no @soda_nense. Mais do que Mário de CEO (que não gosto, mas entendo), há 4 variáveis-chave pra mim. Vem no fio.
1) Quem são os investidores Não preciso de lista de CPF's, mas saber o perfil, a principal liderança e ao menos poder pesquisar a solidez do $ levantado. Em cima do especulado: André Esteves + tricolores com grana? Como tá estruturado esse fundo?
2) O que eles esperam de retorno? Dinheiro de volta nas receitas correntes (não gosto MESMO); Uma valorização do clube pra revenda posterior (e em qual prazo - o que é do jogo) Ou os ônus e bônus de serem donos e quererem transformar o clube - do ego ao soft power.
3) O modelo de investimento e gestão Quais as prioridades dos aportes? Como pensam Futebol? Gestão de pessoas? Recrutamento? Infra? Sinergia com outros negócios? Smart money? Como veem e se preparam para esse mercado, ainda volátil e com mudanças para acontecer?
4) Plano para as dívidas Quem assume as dívidas? O quão rápido elas serão equacionadas e com qual horizonte de alívio de caixa operacional? (o quanto antes, melhor) Qual a política para se evitar novas dívidas fora de controle?
Pergunta extra: Quais os modelos do Brasil e do exterior que vocês consideram como referência (positiva e negativa) para o que veremos na SAF do Flu?
Pra mim, esses 4 itens e pergunta extra são as coisas mais importantes para me fazer sair do "Não" para um "Sim". Inclusive pq darão a direção geral do barco, influenciando qual o papel do CEO e a qual governança ele responderá (CEO's não são reis e tem N modelos possíveis).
IMPORTANTE: A capacidade da gestão em comunicar o modelo será crucial para essa aprovação ou rejeição. A questão CEO merece debate, claro, mas não pode ser escudo tb para que a oposição organizada não se importe apenas com isso. De novo, não gosto, mas entendo o Investidor.
Em todo caso, qualquer discurso fatalista (pro SIM ou NÃO) a priori vai me parecer apelativo, raso. Espero de verdade que a barra suba pra quem tá dentro e quem tá fora. O assunto é mt sério pra seguir apenas com chavões e lugares comuns, vagos, vazios.
Conheço gente envolvida e confio muito em alguns dos nomes, porém... Eu vou partir do NÃO, mas aberto ao SIM se a mim fizer sentido. Te recomendo o mesmo. Não dê seu SIM sem ser convencido de que essa SAF seja o melhor caminho. E nem seja NÃO só pelas fofocas prévias.
ADENDO Mário CEO: Não gosto pelo que lança de dúvidas sobre o processo. Eu confio em alguns dos envolvidos, mas eu tenho a sorte de ter esse acesso. E quem não tem? De resto, entendo o investidor. Acho que ele tem prós e contras, é um mercado específico e complicado. Porém
Insisto perguntas prévias: O modelo e a agenda dos investidores deverão mostrar que nível de executivos teremos no C-Level. Quem os definirá e com quais objetivos irão trabalhar. Imprescindível se ter senioridade e experiências de outros mercados mesclada ao Futebol.
Desde que quem venha de fora tenha senso crítico e humildade para entender as nuances desse meio cheio de armadilhas e com uma simbiose entre "competidores" sem paralelos. Não se deve subestimar o Futebol. É doido, pode ser asqueroso, mas dá pra fazer bem melhor. Não é fácil.
Pra fins de transparência: Hoje eu sou 60% SIM pra SAF. Parti do NÃO. Porém, quero ver o que será apresentado e debatido. Forma e conteúdo importam.