Published: May 5, 2025
206
953
8.3k

Quero falar com vocês sobre Depressão. Não sou médico, psicólogo. Sou um homem de 40 anos, branco, hetero, que teve e aproveitou todas as oportunidades da vida e que tem a noção exata do privilégio de estar nessa posição. Ainda sim, não fui feliz a maior parte da minha vida.

Ainda adolescente veio o primeiro diagnóstico de depressão. O psicólogo da escola do ensino médio me encaminhou ao psiquiatra. Esse mesmo diagnóstico foi se repetindo ao longo do anos, até que eventualmente, não faz muito tempo, ganhei o selo de depressivo crônico.

O que é ter depressão? Eu posso responder isso da posição de alguém que sofre desse mal, e não da posição de um psiquiatra, psicólogo, cientista, pesquisador ou o que o valha. Portanto tudo o que eu falar a partir de agora é um testemunho de quem convive com isso.

Indo direto ao ponto: a depressão é uma doença. A tristeza é apenas um dos vários sintomas. Comigo, a depressão, inclusive, chega com o sono, não com a tristeza. Meu corpo e minha cabeça sentem um cansaço extremo de existir, e eu durmo, ou melhor, apago por horas.

Duvido que seja assim com todo mundo, mas é desse jeito comigo. Esse sono entorpecente qnd surge é o meu primeiro sinal de alerta de que algo está fugindo da normalidade. E eu levei décadas pra entender isso em mim.

A tristeza profunda, a vontade de encarar o nada, vem depois, seguida pelo abandono da vontade de fazer coisas banais e normais: comer, trabalhar, cuidar da casa, cuidar da higiene.

Mas isso tudo que se torna aparente são apenas os sintomas de uma doença silenciosa, que se aloca dentro da minha cabeça e planta no meu corpo uma dor abstrata que não tem fim.

Mas aqui tem um ponto crucial, algumas vezes essa dor surge por algum fator externo: uma decepção, uma perda, um trauma… mas muitas outras vezes, a dor, o sono, a tristeza e, por fim, o abandono das atividades funcionais podem vir sem qualquer motivo aparente.