Tendo em vista que o assunto voltou à tona por ocasião do julgamento de Jair Bolsonaro, resolvi explicar de uma vez por todas (algo que nunca vi nessa rede), o motivo pelo qual nenhuma eleição eletrônica sem voto impresso pode ser considerada segura e auditável.🧶
O principal argumento de quem defende o modelo atual é que ao final da votação, o boletim de urna é impresso e exibido em todas as seções de votação. Uma vez de posse desse documento, é possível conferir o resultado auferido pelo sistema central do TSE. Em tese, se alguém quiser
Não é preciso ir muito longe para imaginar que tendo um sistema com essas características, se houver algum tipo de fraude, isso se dará na origem, e não na contabilização desses boletins. O que isso significa? Imaginem a hipótese onde um grupo desonesto esteja no controle das
Lembrem-se, estamos falando aqui de hipóteses, e não importa se aconteceu ou não, apenas o fato de algo assim ser possível, joga por terra todo o sistema eleitoral. Não é possível admitir que um processo como esse não esteja protegido de pessoas inescrupulosas e alterações
Esse sistema também não seria perfeito, mas isso porque essa perfeição é impossível, mas o que aconteceria nesse caso é que cada eleitor teria uma confirmação visual impressa, que depois poderia ser utilizada numa recontagem manual, da escolha de seu candidato. Caberia a cada um
Por fim, outro argumento é de que o código fonte é disponibilizado para auditoria, e aí temos dois grandes pontos de problema: 1. Como é possível garantir que o código disponibilizado é o mesmo que será compilado e carregado nas urnas? Existe sim essa possibilidade, mas pra isso,
Ou seja, sem uma contraparte física, que tenha sido previamente inspecionada por cada eleitor, não existe nenhum sistema de votação no mundo que possa ser considerado inviolável e perfeito. A votação eletrônica não fisicamente auditável depende integralmente da idoneidade de
Ontem escrevi isso correndo, e como os questionamentos virão, vale adicionar alguns pontos. Disseram aí que o código é assinado, verificado e etc., o que provavelmente é verdade, mas nada muda o fato de que essas verificações são ações humanas sujeitas à falha e à corrupção, e
Reforçando, para o caso de quererem censurar a postagem, em momento algum estou afirmando que isso aconteceu em eleições, mas isso não faz a menor diferença. A simples possibilidade de fraude sem uma contrapartida que permita sua detecção, é o suficiente para melhorias sejam
Seria muito simples terminar com qualquer dúvida para sempre nas eleições. Eu manteria o sistema eletrônico, com sua apuração super rápida, inclusive com anúncio dos vencedores, e entre esse anúncio e a diplomação dos candidatos, seria feita a contagem pública dos comprovantes
O pior dessa discussão é que todos sabem que o assunto só foi criminalizado pelo fato de Jair Bolsonaro ser a sua voz mais ativa em sua defesa. No passado, muitos defenderam essa alteração, mas mudaram apenas por causa de Bolsonaro. Quem não acredita, assista isso aqui.
Como bem lembrado pelo @Rakevah11 , o Dieselgate mostra como testes podem ser fraudados.
Como no vídeo publicado anteriormente, enquanto ainda havia sanidade no Brasil, esse assunto deveria ser de interesse de todos, independente de sua ideologia e preferência política. Infelizmente, depois que até a pandemia e seus tratamentos foram politizados, entramos numa era de







