Vou contar um pouco sobre o meu mestrado e como tô pesquisando sobre o cultivo de cannabis na universidade. segue a thread 🔥
O meu objetivo como pesquisador é mostrar mais o lado do cultivador. Antes de tudo, sou cultivador há anos, então sempre quis fazer pesquisas relacionadas ao cultivo. O problema é que pra fazer pesquisa com plantas na faculdade tem uma burocracia gigante.
Minha pesquisa de mestrado, na verdade, acabou indo mais pra área teórica, e está focada nas "cadeias de valor". Básico, né? É toda a estrutura que envolve um commodity, como a cannabis.
Pra simplificar: a cadeia de valor analisa todas as indústrias que surgem a partir de uma commodity. No caso, tô estudando como a legalização da cannabis pode impactar a economia do Brasil.
E aí, pensando na legalização, a gente precisa entender quais indústrias vão aparecer e quais trarão mais retorno pro país. Será que estamos preparados para aproveitar da melhor forma?
Tô estudando como outras cadeias de valor funcionam em países como EUA, Canadá, África do Sul, Sicília, etc., e vendo o que deu certo e o que não deu.
Nos EUA, a indústria de cannabis gerou $40 bilhões no ano passado, mas tem um grande problema: as pequenas empresas estão sendo engolidas pelas grandes. Licenças para operar lá são super caras, em torno de $500 mil.
No Canadá, o governo tem mais controle sobre o mercado, e esse modelo pode ser interessante pro Brasil. Já na África do Sul, estão pensando em um sistema de cotas, onde 25% do mercado seria para grandes empresas e os outros 75% para pequenos empresários, pequenos produtores e etc
Muita gente acha que o mercado da cannabis se resume à venda de flores ou óleos fitoterápicos, mas ele vai muito além. Existe toda uma cadeia que envolve cosméticos, tecidos, cordas e roupas, melhoramento genético, sementes, clonagem, secagem, logística, consultoria,
extrações variadas, alimentos e bebidas, pesquisa científica, produção de insumos, equipamentos de cultivo, turismo canábico, marketing especializado, educação e treinamento, entre muitas outras frentes. Cara, é um universo inteiro de oportunidades.
O Brasil tem um potencial enorme nessa área, mas a questão é: como a gente vai regular isso pra garantir que o dinheiro não vá todo pra fora? Eu acho que a solução é nacionalizar a produção.
Temos que evitar o que ocorreu na Tailândia, onde grandes empresas de mercados já estabilizados dominaram o mercado nacional, levando grande parte do lucro pra fora do país, pros seus devidos países de origem.
Então, no meu mestrado, tô tentando trazer soluções e exemplos de como a gente pode regular essa indústria aqui no Brasil da melhor maneira, aprendendo com os erros e acertos de outros países.
@caducultiva Como funciona no Canadá e pq concluiu ser interessante para o Brasil?
@caducultiva Seu trabalho é bom demais Cadu Qual sua opinião sobre o modelo do Uruguay?
@caducultiva Viva a ciência!!!
@caducultiva Muito foda amigo!! O tcc da minha pós graduação foi sobre o uso de cannabis no tratamento de transtornos de ansiedade
@caducultiva esse post sim traz o espírito da causa e reflete o que essa comunidade deve ser. E não meu primeiro Beck bolado, qual nota? Peguei essa cota por $, valeu a pena? Cansa esse modo "influencer" 4i20. Parabéns pelo seu projeto irmão, sucesso para ti 🙏🏽
@caducultiva Mt interessante tua pesquisa mano, espero q dê tudo certo
@caducultiva Muito foda sua pesquisa! Espero que um dia seja finalmente legalizado e que sua pesquisa contribua pra um modelo foda aqui no br ✨
@caducultiva Braboo
@caducultiva Boa sorte Forte abraço
@caducultiva finalmente um post q n parece q foi criado pela belle belinha