Esse texto relata o impacto da entrevista de Carlos Pipponzi, da família fundadora da Raia Drogasil, sobre a diferença entre fazer o que gosta e gostar do que faz. À primeira vista, pode parecer jogo de palavras, mas, para mim, soou como um soco no estômago, no bom sentido.
Na hora, veio um filme da minha vida profissional. Percebi o quanto entrei em novos desafios sempre com a mentalidade de “fazer o que eu gosto”. Isso me empolgava no início, mas logo deixava de me preencher. Troquei de profissão três vezes, mudei de função oito vezes, e só na
A paixão é efêmera “Fazer o que gosta” é como paixão. Intensa, mas passageira. A frase clássica dos coaches: “faça o que você gosta e nunca mais trabalhará um dia sequer na vida”. Pode ser inspiradora no curto prazo, mas é enganosa no longo. Qualquer carreira ou profissão, com
Crescer em uma área significa lidar com responsabilidades, burocracias, pressões e tarefas que não estavam no contrato inicial da paixão. É nesse ponto que muita gente entra em crise: • “Mas era tão bom no início…” • “Por que ficou tão pesado?” • “Será que escolhi errado?”
Gostar do que faz é maturidade Aprender a gostar do que faz é como o casamento. Estou há 10 anos casado, 18 se contar namoro, e com três filhos. Posso garantir que a analogia funciona. O casamento não vive só de paixão; ele se sustenta porque aprendemos a gostar até daquilo que
No trabalho é igual. Quando você encontra equilíbrio, aceita que 10% da sua rotina será prazer imediato e 90% será o que precisa ser feito. Mas, com o tempo, você aprende a gostar também desses 90%. A satisfação vem da entrega, do impacto, da constância.
O exemplo de Carlos Alcaraz No documentário Break Point, da Netflix, Carlos Alcaraz aparece em conflito: apaixonado por jogar tênis, mas claramente desconfortável com toda a parte “extraquadra” - entrevistas obrigatórias, compromissos de mídia, bajulação de patrocinadores. Nos
Com o tempo, amadureceu. Depois de vencer Wimbledon em 2023, declarou em entrevista que precisava “encontrar equilíbrio para viver como um jovem de 20 anos e, ao mesmo tempo, competir como profissional”. Hoje, ele sabe que para seguir no topo não basta só jogar bem, é preciso
Empreender é trocar fraldas todos os dias No empreendedorismo é a mesma coisa. Existe o glamour do início - criar, inovar, liderar. Mas o que sustenta a jornada é aprender a gostar do que precisa ser feito: negociar contratos, lidar com burocracias, resolver crises, cuidar de
Afinal, como disse Pipponzi, ninguém vive só de paixão. O segredo é encontrar satisfação em fazer o que precisa ser feito. E, no fim das contas, fraldas se trocam e pronto. Talvez essa seja a verdadeira maturidade profissional: aceitar que fazer o que gosta é o começo, mas
@godoy_saulo Excelente ! 👏🏻👏🏻👏🏻 A nossa eterna busca pelo o que gostamos de fazer, muitas vezes é uma busca disfarçada. “O que precisamos fazer” deveria ser o mote. O amor se cultiva. 😃
@clubedopairico Perfeito, Zé! Cultivar 👏
Ahhhhh, a democracia do @LRobertoBarroso e sua turma ❤️
Simplesmente o Hino Nacional MAIS BEM CANTADO dos últimos 20 anos. XOREM REITERS!!
Alguma diferença?
Bizarro é pouco