Se bobear pagará 3
@FelipeTadewald Não pagará 3 vezes. Terá pago o valor corrigido no fim do financiamento. Quem comprou um carro de 60 mil em 2020 em 48x pagou o que? 120 no total? Um carro com mesma utilidade hoje vale o que? 100 mil 0 km? Não foi um bom negócio? Carro é por valor uso, não valor troca
@RascunhoEcono @FelipeTadewald Isso se você não considerar que pagará valor futuro num bem durável e que, provavelmente, inclusive, quando da quitação valerá menos do que quando da aquisição.
@Omini17 @FelipeTadewald Lógico, nunca ouviu falar em depreciação do capital? Carro é bem de consumo, consumo deprecia
@RascunhoEcono @FelipeTadewald Depreciação de capital é uma coisa, de bens, outra. O ponto é que, ao final do financiamento, o valor efetivo pago pelo bem será algo na ordem de 2x. Financiar veículo só se justifica se há extrema necessidade de uso. Mercadológica e financeiramente falando é só um açoite mesmo.
@Omini17 @FelipeTadewald Capital. Dinheiro é capital financeiro (no caso), se o capital financeiro fosse aplicado, e não comprasse o carro, você garante que conseguiria comprar um modelo de utilidade equivalente hoje? Não. O capital também deprecia. Estude microeconomia
@RascunhoEcono @FelipeTadewald O que você quer dizer por “garantir”? Se nem a “coisa julgada” é dotada de garantia hoje, o que é que dá pra garantir? A única garantia econômica nisso é que financiar veículo pagando um preço futuro de 2x não se justifica em nenhum cenário para além da extrema necessidade.
@Omini17 @FelipeTadewald Nunca estudou microeconomia né amigo
@RascunhoEcono @FelipeTadewald Não é minha área e nem disfarço que seja. Dito isso, qual a justificativa sensata pra pagar 2x num bem já economicamente inflado por excesso de tributação e proteção distorcida de mercado, que não a extrema necessidade? Imóvel financiado ao menos pode valorizar nominalmente.
@Omini17 @FelipeTadewald Que a vida passa, e o dinheiro não tem apenas valor de reserva
@RascunhoEcono @FelipeTadewald Não estou tratando de valor de reserva, mas de aplicação sensata de algo que em última instância é TEMPO. Sob sua ótica basta eu pegar 100 mil de empréstimo numa fintech e apagar o app que tá tudo bem. Viva o hoje!
@Omini17 @FelipeTadewald Não. A ótica não é minha, já falei pra você ver o conceito. Utilidade marginal do dinheiro, utilidade marginal do consumo. E o problema de empréstimo é não pagar não é econômico, é criminal, não faça isso
@RascunhoEcono @FelipeTadewald Não se exima. É opinião que você emite e ancora em doutrina. Acontece que doutrina não é máxima determinística, e sim orientação para conjugação com demais teses. Essa utilidade marginal do consumo posta a esmo me parece ser bastante prejudicial à médio e longo prazo.