Análise técnica da produção, animação e direção de Chainsaw Man: O Filme - Arco da Reze - a thread! Vamos destrinchar os mínimos detalhes do filme e opinar sobre sua qualidade! 🧶👇
Para introdução, Reze Arc é o primeiro filme da franquia Chainsaw Man. Hoje, eu vou analisar seus aspectos técnicos e falar algumas curiosidades da produção! AVISO DO SPOILERS! OBS: todos os prints e vídeos desse posts são de trailers.
Primeiramente, o importante é saber como essa produção deve ser analisada, então eu defini alguns critérios: - Direção: como os aspectos técnicos, criativos e estéticos são colocados em tela pela direção e storyboard; - Animação: o quanto é fluida e bem desenhada.
Se vamos falar sobre Reze Arc, a introdução não poderia ser outra: temos que falar sobre Tatsuya Yoshihara, o novo diretor de Chainsaw Man, que substituiu Ryuu Nakayama e mudou drasticamente a visão artística da produção. https://x.com/sakugaone/status...
A história já é popularmente conhecida: Nakayama propôs um estilo de direção, na visão, "cinematográfica". Para isso, ele optou por tons sóbrios, uma paleta de cores com muito cinza e tons terrosos, além de tentar criar uma uniformidade na animação.
Por isso, muitos fãs e até os artistas envolvidos na produção entraram em conflito com Nakayama. O clima ficou tenso nos bastidores e agora Nakayama foi substituído por Yoshihara. Sabem o que nosso novo diretor decidiu fazer? Modificar (quase) tudo o que o antigo diretor fez.
Não entenda errado: quando Yoshihara trabalhou na primeira temporada de Chainsaw Man, ele foi bem profissional e tentou realmente se adaptar ao estilo realista, tendo episódios e cenas dirigidas por ele que realmente remetem a isso. https://x.com/sakugaone/status...
Porém, agora ele é o diretor, então ele fará da forma como ele acha ser melhor, como disse em algumas entrevistas. E quer saber? Yoshihara achou significado de ser ser cinematográfica nesse longa, enquanto permitia à obra ter muito estilo e expressividade!
O que CSM1 não entendeu é que ser cinema não é ser apático, visualmente melancólico, sóbrio, escuro etc. Nada disso! Cinema pode ser brilhante, expressivo, colorido, contrastante e ainda ser cinematográfico! Há valor no que Nakayma fez, mas Yoshihara achou a fórmula perfeita.
Por isso que, olhando a direção e storyboards de Yoshihara e amigos durante o filme, é visível que Chainsaw Man não largou a ideia de ser cinematográfico. Veja as escolhas de ângulos, os reflexos em superfícies, o uso de cores, sombra e iluminação. ISSO É CINEMA!
Então, fechando o assunto, eu vejo que Nakayama tinha uma visão muito rígida sobre o que é ser cinematográfico e forçou-a sobre seus companheiros de equipe, enquanto Yoshihara aplicou conceitos cinematográficos na produção, mas sem perder o estilo, liberdade de expressão.
Comparações de lado e se focando no que o filme realmente faz, devo dizer que ele está realmente dentro das expectativas: o longa é absurdamente bem dirigido. Como eu disse, Yoshihara é muito criativo artisticamente e tem várias ideias que criam resultados incríveis.
Mas já que estamos falando de Yoshihara, não podemos esquecer dos "amigos que fizemos pelo caminho", não? O filme tem vários artistas de peso para desenvolver as cenas (como storyboards) e dirigi-las, resultando em uma união de talentos e ideias ambiciosas.
Após uma cena genial em preto e branco, temos a abertura do filme! Sim, abertura! Ideia legal que permitiu que Yuki Kamiya fizesse mais um trabalho com essa equipe. Ele já tinha dirigido alguns encerramentos de CSM e duas aberturas de JJK2. https://x.com/sakugaone/status...
Agora, um ponto da direção que é debatível, mas bem factual: Chainsaw Man passou a ser engraçado. Senso de humor é algo discutível, mas a direção mais "fria" de Nkym não colaborava com esse tipo de cena, o completo oposto de Reze Arc. Tem várias cenas bem dirigidas em comédia!
Agora, uma das cenas mais esperadas, mais bonitas e mais impressionantes do filme, assim como extremamente bem dirigidas: a cena da piscina. É a obra-prima do filme. O uso da OST, os desenhos, cores, iluminação, reflexos, animação e todo o sentimento do momento!
A revelação de Reze no festival é outra cena que impressiona pela direção. É realmente fascinante como o clima da cena corta abruptamente para algo macabro, tanto pelo visual quanto pela OST. Por sinal, devo dizer que Kensuke Ushio deitou nesse filme. Músicas incríveis!
Sobre a direção de ação, ela é bem escalafobética, rápida, ambiciosa e muito bem animada. Dá para ver que foi, em geral, feita e comandada por animadores dessa geração. Se lembram de JJK2 #16 e #17? É nessa pegada, com cenas até parecidas, como a clássica referência a Decode 2.
Propriamente falando da animação: ele é impecável. Essa produção sempre teve bons animadores, e, com Yoshihara na direção, realmente deu para sentir que eles elevaram ao máximo o potencial das cenas nesse quesito. É tudo muito fluido e bem executado!
Um dos aspectos que foi uma métrica para olharmos se um filme de anime é de fato uma produção cinematográfica é a animação de personagens. Cada mínimo movimento ser bem apurado. Algo que eu critiquei em Kimetsu, mas aqui é muito bem entregue https://x.com/sakugaone/status...
E claro, esse é um filme sobre uma garota que explode coisas, obviamente teríamos muitas cenas de explosões. O que me fascina aqui é que a produção cria vários estilos de animação de explosão durante o longa, graças ao trabalho de vários animadores diferentes.
Dito tudo isso, o único problema desse filme é que ele acaba. Yoshihara e sua equipe acertam em tudo: ação, direção, comédia, drama, consistência dos desenhos, liberdade artística, ambição, composição. Tudo é tecnicamente muito bom! Uma nota? 10/10.
Se você gostou do post, curta e compartilhe! A SakugaONE está em outras redes sociais! Sigam-nos no TikTok e Instagram: @sakugaone Temos também uma campanha de financiamento coletivo! Ajude o projeto a crescer: https://apoia.se/sakugaone
@sakugaone Vc acha que existe uma chance da s1 ser refeita?
@PaandferrcruzP Não. Agora eles definitivamente pensam em seguir com os acertos e não refazer oq já passou.
@sakugaone Sakuga, vc não acha q esse visual sóbrio e "sem cor" da primeira temporada veio justamente pra remeter ao tom melancólico, sobre uma busca por propósito inexistente na dinâmica capitalista que, na minha visão, ele aborda? Eu achei o filme lindo, mas não desgosto da visão da 1temp
@sakugaone Ótima análise, mas falou falar do trabalho do Takuya Niinuma nesse filme, é simplesmente surreal 😭
@NilloMenezes Eu vou falar mais especificamente quando tiver as cenas em mãos! Os PVs ajudaram muito com as cenas, mas para ser mais especifico, é preciso realmente esperar o BD/Streaming sair.
@sakugaone What do you think about MAPPA nowadays and the management of Hiroya Hasegawa, the latest vice president of the studio?
@sakugaone Eu acho que vale lembrar do momento no filme que corta pro Aki e o Anjo pela primeira vez, quando eles estao caçando um dêmonio, a cena é toda em vermelho com uma paleta diferente pra cada cor, é isso que faltou na primeira temporada, o tom que ta presente nas artes do mangá
@sakugaone Contrato vitalício pro Yoshihara na frente de Chainsaw Man até a adaptação acabar, dessa nova leva de diretores até então deve ser o mais impressionante já q se provou em produções limitadíssimas e agora com fortes contatos
@sakugaone Eu só queria que a história aprofundasse mais a Reze. Me senti perdido com a aparição súbita dela em uma história que ainda tem muita coisa pra explicar, mas isso já é coisa do autor. Filmaço
@sakugaone ISSOO SIM E UMA ANÁLISE DE VERDADE!! E tão bom ver quem entende mostrar como esse filme é surreal de bom em tantos níveis.
@sakugaone Um aspecto que eu acho que vale a pena mencionar são os efeitos sonoros. Não somente os de explosões, impactos e etc (que estão impecáveis por sinal) mas também os que são inseridos nos momentos de comédia e de diálogos. Yoshihara realmente deu uma grande liberdade pra sua equipe
@sakugaone Filmaço em todos os aspectos, realmente um filme feito para o cinema. Até os seyuus foram primorosos, inclusive o da Reze, a personagem estava hipnotizante realmente fazendo até o telespectador cair na armadilha.


















