Published: October 31, 2025
22
145
1.2k

Análise técnica da produção, animação e direção de Chainsaw Man: O Filme - Arco da Reze - a thread! Vamos destrinchar os mínimos detalhes do filme e opinar sobre sua qualidade! 🧶👇

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」
Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」
Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」
Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Para introdução, Reze Arc é o primeiro filme da franquia Chainsaw Man. Hoje, eu vou analisar seus aspectos técnicos e falar algumas curiosidades da produção! AVISO DO SPOILERS! OBS: todos os prints e vídeos desse posts são de trailers.

Primeiramente, o importante é saber como essa produção deve ser analisada, então eu defini alguns critérios: - Direção: como os aspectos técnicos, criativos e estéticos são colocados em tela pela direção e storyboard; - Animação: o quanto é fluida e bem desenhada.

Se vamos falar sobre Reze Arc, a introdução não poderia ser outra: temos que falar sobre Tatsuya Yoshihara, o novo diretor de Chainsaw Man, que substituiu Ryuu Nakayama e mudou drasticamente a visão artística da produção. https://x.com/sakugaone/status...

A história já é popularmente conhecida: Nakayama propôs um estilo de direção, na visão, "cinematográfica". Para isso, ele optou por tons sóbrios, uma paleta de cores com muito cinza e tons terrosos, além de tentar criar uma uniformidade na animação.

Por isso, muitos fãs e até os artistas envolvidos na produção entraram em conflito com Nakayama. O clima ficou tenso nos bastidores e agora Nakayama foi substituído por Yoshihara. Sabem o que nosso novo diretor decidiu fazer? Modificar (quase) tudo o que o antigo diretor fez.

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」
Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Não entenda errado: quando Yoshihara trabalhou na primeira temporada de Chainsaw Man, ele foi bem profissional e tentou realmente se adaptar ao estilo realista, tendo episódios e cenas dirigidas por ele que realmente remetem a isso. https://x.com/sakugaone/status...

Porém, agora ele é o diretor, então ele fará da forma como ele acha ser melhor, como disse em algumas entrevistas. E quer saber? Yoshihara achou significado de ser ser cinematográfica nesse longa, enquanto permitia à obra ter muito estilo e expressividade!

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

O que CSM1 não entendeu é que ser cinema não é ser apático, visualmente melancólico, sóbrio, escuro etc. Nada disso! Cinema pode ser brilhante, expressivo, colorido, contrastante e ainda ser cinematográfico! Há valor no que Nakayma fez, mas Yoshihara achou a fórmula perfeita.

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Por isso que, olhando a direção e storyboards de Yoshihara e amigos durante o filme, é visível que Chainsaw Man não largou a ideia de ser cinematográfico. Veja as escolhas de ângulos, os reflexos em superfícies, o uso de cores, sombra e iluminação. ISSO É CINEMA!

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Então, fechando o assunto, eu vejo que Nakayama tinha uma visão muito rígida sobre o que é ser cinematográfico e forçou-a sobre seus companheiros de equipe, enquanto Yoshihara aplicou conceitos cinematográficos na produção, mas sem perder o estilo, liberdade de expressão.

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Comparações de lado e se focando no que o filme realmente faz, devo dizer que ele está realmente dentro das expectativas: o longa é absurdamente bem dirigido. Como eu disse, Yoshihara é muito criativo artisticamente e tem várias ideias que criam resultados incríveis.

Mas já que estamos falando de Yoshihara, não podemos esquecer dos "amigos que fizemos pelo caminho", não? O filme tem vários artistas de peso para desenvolver as cenas (como storyboards) e dirigi-las, resultando em uma união de talentos e ideias ambiciosas.

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」
Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Após uma cena genial em preto e branco, temos a abertura do filme! Sim, abertura! Ideia legal que permitiu que Yuki Kamiya fizesse mais um trabalho com essa equipe. Ele já tinha dirigido alguns encerramentos de CSM e duas aberturas de JJK2. https://x.com/sakugaone/status...

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Agora, um ponto da direção que é debatível, mas bem factual: Chainsaw Man passou a ser engraçado. Senso de humor é algo discutível, mas a direção mais "fria" de Nkym não colaborava com esse tipo de cena, o completo oposto de Reze Arc. Tem várias cenas bem dirigidas em comédia!

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Agora, uma das cenas mais esperadas, mais bonitas e mais impressionantes do filme, assim como extremamente bem dirigidas: a cena da piscina. É a obra-prima do filme. O uso da OST, os desenhos, cores, iluminação, reflexos, animação e todo o sentimento do momento!

A revelação de Reze no festival é outra cena que impressiona pela direção. É realmente fascinante como o clima da cena corta abruptamente para algo macabro, tanto pelo visual quanto pela OST. Por sinal, devo dizer que Kensuke Ushio deitou nesse filme. Músicas incríveis!

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Sobre a direção de ação, ela é bem escalafobética, rápida, ambiciosa e muito bem animada. Dá para ver que foi, em geral, feita e comandada por animadores dessa geração. Se lembram de JJK2 #16 e #17? É nessa pegada, com cenas até parecidas, como a clássica referência a Decode 2.

Propriamente falando da animação: ele é impecável. Essa produção sempre teve bons animadores, e, com Yoshihara na direção, realmente deu para sentir que eles elevaram ao máximo o potencial das cenas nesse quesito. É tudo muito fluido e bem executado!

Um dos aspectos que foi uma métrica para olharmos se um filme de anime é de fato uma produção cinematográfica é a animação de personagens. Cada mínimo movimento ser bem apurado. Algo que eu critiquei em Kimetsu, mas aqui é muito bem entregue https://x.com/sakugaone/status...

E claro, esse é um filme sobre uma garota que explode coisas, obviamente teríamos muitas cenas de explosões. O que me fascina aqui é que a produção cria vários estilos de animação de explosão durante o longa, graças ao trabalho de vários animadores diferentes.

Dito tudo isso, o único problema desse filme é que ele acaba. Yoshihara e sua equipe acertam em tudo: ação, direção, comédia, drama, consistência dos desenhos, liberdade artística, ambição, composição. Tudo é tecnicamente muito bom! Uma nota? 10/10.

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

Se você gostou do post, curta e compartilhe! A SakugaONE está em outras redes sociais! Sigam-nos no TikTok e Instagram: @sakugaone Temos também uma campanha de financiamento coletivo! Ajude o projeto a crescer: https://apoia.se/sakugaone

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

@sakugaone Vc acha que existe uma chance da s1 ser refeita?

@PaandferrcruzP Não. Agora eles definitivamente pensam em seguir com os acertos e não refazer oq já passou.

@sakugaone Sakuga, vc não acha q esse visual sóbrio e "sem cor" da primeira temporada veio justamente pra remeter ao tom melancólico, sobre uma busca por propósito inexistente na dinâmica capitalista que, na minha visão, ele aborda? Eu achei o filme lindo, mas não desgosto da visão da 1temp

Image in tweet by Sakuga ONE 「作画1️⃣」

@sakugaone Ótima análise, mas falou falar do trabalho do Takuya Niinuma nesse filme, é simplesmente surreal 😭

@NilloMenezes Eu vou falar mais especificamente quando tiver as cenas em mãos! Os PVs ajudaram muito com as cenas, mas para ser mais especifico, é preciso realmente esperar o BD/Streaming sair.

@sakugaone What do you think about MAPPA nowadays and the management of Hiroya Hasegawa, the latest vice president of the studio?

@sakugaone Eu acho que vale lembrar do momento no filme que corta pro Aki e o Anjo pela primeira vez, quando eles estao caçando um dêmonio, a cena é toda em vermelho com uma paleta diferente pra cada cor, é isso que faltou na primeira temporada, o tom que ta presente nas artes do mangá

@sakugaone Contrato vitalício pro Yoshihara na frente de Chainsaw Man até a adaptação acabar, dessa nova leva de diretores até então deve ser o mais impressionante já q se provou em produções limitadíssimas e agora com fortes contatos

@sakugaone Eu só queria que a história aprofundasse mais a Reze. Me senti perdido com a aparição súbita dela em uma história que ainda tem muita coisa pra explicar, mas isso já é coisa do autor. Filmaço

@sakugaone ISSOO SIM E UMA ANÁLISE DE VERDADE!! E tão bom ver quem entende mostrar como esse filme é surreal de bom em tantos níveis.

@sakugaone Um aspecto que eu acho que vale a pena mencionar são os efeitos sonoros. Não somente os de explosões, impactos e etc (que estão impecáveis por sinal) mas também os que são inseridos nos momentos de comédia e de diálogos. Yoshihara realmente deu uma grande liberdade pra sua equipe

@sakugaone Filmaço em todos os aspectos, realmente um filme feito para o cinema. Até os seyuus foram primorosos, inclusive o da Reze, a personagem estava hipnotizante realmente fazendo até o telespectador cair na armadilha.

Share this thread

Read on Twitter

View original thread

Navigate thread

1/36